Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Pontos Turísticos de Campina das Missões

Turismo

 

Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho

O Bispo de Uruguaiana, Dom Hermeto Pinheiro, criou em 24 de abril de 1919, a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, desmembrada da Paróquia São Luiz Gonzaga, no povoado de Campina. A majestosa Igreja Matriz, que levou cerca de dez anos para ser construída - situada na Rua Santa Rosa, n° 528, foi inaugurada no dia 9 de fevereiro de 1941. Até 1985 a Paróquia abrigava o Seminário Menor João XXIII, que acolhia meninos para cursar o ensino fundamental.  Celebrou em 2018, cem anos de Evangelização. No local em que foi rezada a primeira missa em 1913 e, em comemoração ao centenário da Paróquia, foi erguida a Cruz Missioneira, como símbolo da fé que demarca o início dessa história de fé e muito trabalho. A Igreja integra os atrativos turísticos culturais e religiosos do município. Constantino Heinzmann desenhou a planta, além de dirigir a sua construção. Construída em 1919, possui riqueza de detalhes, tem uma torre característica e contou com a prestação de serviços das famílias da época.

Igreja Ortodoxa Russa

Localizada na Linha Paca Sul, a 5 km do centro da cidade, a primeira igreja russa do Brasil foi construída ali, em 1912, mas a que está em pé hoje é datada de 1950. Dentro, não existem imagens, somente ícones. Em cima, a cúpula divina, que marca as construções ortodoxas e simboliza o esplendor de Deus. Metade da liturgia é feita em russo, com o padre virado para o Oriente. Homens sentam de um lado, mulheres do outro, e elas precisam usar um lenço, em sinal de respeito. Os ícones são características marcantes da igreja ortodoxa, representando a fé por meio da imagem. Por isso, a parede do templo foi quase toda coberta por eles – boa parte trazida na bagagem dos primeiros imigrantes, em 1909. A vela também é uma tradição muito importante. Significa luz sobre as trevas.

É possível visitar o local ou mesmo participar da celebração ou conhecer a história da imigração mediante agendamento e acompanhado de moradores.

Praça São Vladimir

  A Praça São Vladimir passou por profundas transformações no ano de 2021 e, é composta por um Monumento a São Vladimir e pela primeira Capela Russa Ortodoxa do Brasil, além de jardins, bancos, etc.

 

 Monumento a São Vladimir

   No centro da cidade, na Praça de mesmo nome, há um monumento a São Vladimir, santo da igreja ortodoxa. A “lampatca”, luz que fica acesa permanentemente em um oratório no canto da sala, representa a presença de Deus no lugar.

Capela Ortodoxa Russa

Primeira capela ortodoxa russa em praça pública, inaugurada em nove de outubro de 2021, na Praça São Vladimir, projeto arquitetônico bizantino da engenheira russa Nadejda Michailova, construída com doações de empresas, pessoas físicas, recursos do Poder Público Municipal, doações de paroquianos da Igreja Ortodoxa local e, do Clero da Igreja Ortodoxa Russa no Brasil. Com 12,7 metros é uma atração no município. A Cúpula dourada elaborada em concreto armado foi construída pelo Artesão Clóvis Ignácio Dapper e a abóbada com cruz pelo projetista Betto Almeida.

A Magia do Natal

O Projeto Cultural A Magia do Natal nasceu no ano de 2011. Em sua primeira edição contou apenas com shows dentro de uma programação cultural aprovada e financiada pela Lei de Incentivo à Cultura - PRÓ-CULTURA - RS. A partir da segunda edição em 2012, passou a trabalhar a segunda face de seu planejamento inicial - leia-se Paisagismo Natalino. A essência do paisagismo sempre foi o trabalho voluntário, desde o princípio. Em 2014, os voluntários do Paisagismo Natalino do A Magia do Natal criaram a ASSOCIAÇÃO CULTURAL A MAGIA DO NATAL - Entidade sem fins lucrativos, que passou a ser a GESTORA oficial do A Magia do Natal.

 

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Localizada na Linha Buriti Sul, cerca de 2 km do centro da cidade. Anualmente realizam-se peregrinações da Igreja Matriz até a Gruta, onde também se realizam missas e momentos de oraçõe.

Jardim Bíblico

Nas terras ao lado da Igreja Ortodoxa, na Paca Sul, encontra-se um Jardim Bíblico que tem por objetivo recuperar a área ociosa, protegendo o solo da erosão e apresentar árvores relatadas nas escrituras sagradas, além de plantas sazonais também bíblicas, como a mostarda, trigo, videira, entre outras. O objetivo é um lugar de contemplação em plena harmonia com a natureza. Foram plantadas espécies como: oliveiras, romãs, tamareiras, figueiras, nogueiras, ciprestes, pinheiros, carvalhos, macieiras, salgueiros, dentre outras.  O Poder Executivo Municipal, através da Lei Ordinária 3.241 de 10 de agosto de 2021, fica autorizado a firmar Termo de Cooperação com a Associação Paróquia Ortodoxa Russa São João Evangelista, visando à conjunção de esforços para a viabilização deste projeto. As etapas seguintes do Jardim Bíblico prevêem a construção de calçadas internas, jardins com flores, iluminação cênica e, a construção de cenários bíblicos harmonizando árvores, plantas sazonais e personagens bíblicos.

COMPARTILHAR
Conteúdo Rodapé