Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

O BRASÃO

O Brasão do Município foi instituído pela Lei nº 589 de 27 de novembro de 1980. Descrição do Brasão do Município, segundo o Art. 2º desta Lei: “Escudo português cortado por um pala em cor prata com uma linha ondulada ao centro da qual parte uma cruz de lorena em chefe, na mesma cor prata, a pala, o Rio Comandai, que banha a Divisa do Município de Cerro Largo e São Paulo das Missões e a cruz a religiosidade do povo campinense e o fato da área do Município ter feito parte inicialmente de uma das mais importantes reduções jesuíticas dos Sete Povos Missioneiros, que foi a de Santo Ângelo quando sob o domínio da Coroa da Espanha; sobre a pala prata, uma faixa em sinople (verde), representando as matas, culturas e as principais características da topografia física do Município; sobre esta, uma faixa blau (azul) , representando o céu que cobre Campina das Missões e o nosso Pais; em ponta, abaixo da pala, em campo plano e sinople (verde) e em perspectiva, linhas pretas, formando quadros, representando a campina verdejante rodeada de matas, que deu origem ao nome do Município e a estrutura mini-fundiária de seus lotes rurais, originalmente dividido em colônias, de 25 hectares; ao pé da ponta, uma espécie de suíno; a destra (direita) no ângulo direito da ponta, uma vagem aberta de soja, e a sinestra ou no ângulo esquerdo da ponta, uma espiga de milho, principais riquezas agro-pastoris do Município. Abaixo do escudo, um listel em blau, com estas inscrições em prata: 09-10 CAMPINA DAS MISSÕES 1963, que indica a data de emancipação política do Município. Tudo encimado por uma coroa mural com três torres, em prata e preto representando a sede do Município.”

 

 

 


 

BANDEIRA MUNICIPAL

A Bandeira do Município de Campina das Missões, foi instituída pela Lei nº 589 de 27 de novembro de 1980.
Descrição da Bandeira do Município, segundo o Art. 4º desta Lei: “A Bandeira do Município terá como cores oficiais o azul, o verde, e o branco, constando de duas faixas horizontais em azul na extremidade superior e inferior, e dois retângulos em verde e um retângulo em branco, este ao centro da bandeira e aqueles nas extremidades interna e externa, todos entre as duas faixas representando: 

I – O Azul, a limpidez do céu e a importância das condições climáticas para a estabilidade e o  fortalecimento da economia agro-pastoril;
II – O Verde, a fecundidade do solo e a esperança do povo campinense no progresso da Pátria;
III – Branco, a mensagem de paz e amor que deve reinar entre os povos. Parágrafo Único: no centro do retângulo branco constará o Brasão do Município”.

A Bandeira e o Brasão, criação dos professores Irineu Schwan e Alfredo Epitásio Kramer com arte final de Rosa Maria Bueno Accorsi.


 

HINO MUNICIPAL


COM ORGULHO CANTAMOS ESTA TERRA
QUE LEVAMOS EM NOSSOS CORAÇÕES
ONDE A PAZ SEMPRE PROSPERA
ADORADA CAMPINA DAS MISSÕES
TERRA LINDA E MATAS VERDEJANTES
ÁGUAS LIMPAS E UM CÉU COR DE ANIL
/: E O SOL COM SEUS RAIOS BRILHANTES
ILUMINA ESSE TORRÃO DO BRASIL: /
ESTR.:
ESTA TERRA CENTENÁRIA
NOS DÁ FORTES EMOÇÕES
SUA CULTURA HEREDITÁRIA
ORGULHANDO GERAÇÕES
NO PASSADO HERÓICOS IMIGRANTES
COM UM SONHO NO SEU CORAÇÃO
TRANSFORMARAM - SE LOGO EM GIGANTES
E ASSIM DESBRAVARAM ESTE CHÃO
ONDE TODAS AS RAÇAS SE UNEM
FORMAM UM POVO ALEGRE E GENTIL
/: COM CULTURA E RICOS COSTUMES
É UM EXEMPLO PARA O NOSSO BRASIL:/
ESTR.:
ESTA TERRA CENTENÁRIA
NOS DÁ FORTES EMOÇÕES
SUA CULTURA HEREDITÁRIA
ORGULHANDO GERAÇÕES
O PASSADO E O FUTURO SE ENCONTRAM
NUM PRESENTE DE REALIZAÇÕES
ANCESTRAIS QUE AINDA ENCANTAM
E INSPIRAM AS FUTURAS GERAÇÕES
OS SEUS FILHOS SENTEM ORGULHO
POR FAZER PARTE DESTE CHÃO
/: E ASSIM SE CONSTRÓI O FUTURO
COM PROGRESSO, AMOR E UNIÃO:/
ESTR.:
ESTA TERRA CENTENÁRIA
NOS DÁ FORTES EMOÇÕES
SUA CULTURA HEREDITÁRIA
ORGULHANDO GERAÇÕES

Letra: Danilo e Vanderlei Engroff

Música: Danilo e Aldino Engroff

Conteúdo Rodapé