Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

A charmosa cidade de Campina das Missões está localizada na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, a 534 km da capital na rota do Rio Uruguai, possui aproximadamente 6 mil habitantes, de diversas etnias tendo a predominância de descendentes alemães e russos.

A história de Campina das Missões começa em 1902, quando foi iniciada a colonização das terras localizadas entre o Rio Uruguai e o Rio Comandaí, pois a ocupação definitiva do estado era um dos objetivos do governador Borges de Medeiros.

O território onde esta localizado o município em 1891 integrava a Colônia Guarany. O "Pastor Sven Arne Flodell, argentino de origem sueca, citado na revista "Estação" diz que "estatísticas brasileiras apontam que no século XIX chegaram a Colônia Guarany 7.122 imigrantes, sendo 4.391 russos, 925 suecos, 734 poloneses, 647 alemães e os demais 425 entre italianos, portugueses, tchecoslovacos, austríacos, espanhóis, ucranianos e outros. Em virtude da grande extensão da Colônia Guarany e a criação da Colônia Cerro Azul, a partir de 1906 o Governo do Estado começou a incrementar a ocupação e o desenvolvimento da região e criou mais dois núcleos, a saber, o Núcleo Laranjeira (hoje Ubiretama) e o Núcleo Nickel (hoje Campina das Missões)" (KRAMER, 2019).

O município é considerado pela Lei Estadual nº 15.649/2021 Berço Estadual da Cultura Russa. Os imigrantes oriundos da Sibéria em 1909 estabeleceram-se no Núcleo Níckel pertencente a Colônia Guarany,  "na esperança de encontrar terras suficientes para cultivar, pois suas promessas paradisíacas e palavras milagrosas encontraram grande receptividade e convenciam facilmente os que lá viviam em sérias dificuldades" (KRAMER, 2019). 

No relatório de 1910 o administrador da Colônia, Clarimundo de Almeida Santos, fazia constar que "...tendo-se encaminhado para a  região de Campina muitas famílias de russos e suecos, foi autorizado a medir uma pequena sede, a fim de formar um centro comercial necessário para facilitar a vida ao imigrante, que, do contrário, teria que percorrer 80 Km para abastecer-se em Porto Lucena, ou 44, em Comandahy.

A imigração alemã, começou em Campina, entre 1910 e 1911. Os novos imigrantes, em sua maioria provindos das "Colônias Velhas" (São Sebastião do Caí, Feliz, São Leopoldo, Montenegro, Estrela, Lajeado e Santa Cruz), tinham experiência com a agricultura e, ao contrário dos russos, já estavam acostumados com o clima tropical e o meio agreste, o que fez com que obtivessem maior êxito nas suas iniciativas.

Em 1° de outubro de 1920, Campina foi elevada à categoria de nono distrito de Santo Ângelo, sendo a partir de então denominada de Campina das Missões. Em 9 de agosto de 1931, com a emancipação política do município de Santa Rosa, o 9º distrito de Santo Ângelo passou a figurar como 5º distrito de Santa Rosa.

No dia 22 de novembro de 1962, os representantes da indústria, comércio e agricultura, escolheram em Assembleia Geral na sede do Clube Bela Vista, os membros da Comissão Emancipadora, que promoveria todos os trabalhos necessários para a emancipação do distrito de Campina, parte do distrito de Cândido Godói e parte de Ubiretama, pertencente ao município de Giruá. Foram escolhidos dez nomes para a Comissão Emancipadora, assim constituída, Afonso Knob, Dinor Mentges, Edmundo Baron, Egon Augusto Fritzen, Hermeto José Schneider, Jacob Oscar Perius, João Arlindo Reichert, Leo Guido Roth e Reinoldo Vindan Jung.

Campina das Missões foi emancipada em 9 de outubro de 1963, elevando-se à categoria de município. O nosso município foi instalado em 25 de janeiro de 1964 com o nome oficial de Campina das Missões. O acréscimo da expressão "das Missões" ao nome da vila Campina, deveu-se ao fato de a área pertencer originariamente à Colônia Guarany, e ter constado como 9º Distrito de Santo Ângelo, município pertencente a região Missioneira, o primeiro Governo Municipal teve seu início em 1964.

Conteúdo Rodapé