Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Campina das Missões é um município gaúcho com aproximadamente 6.000 habitantes e, está localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, numa região cercada de planaltos, a aproximadamente 35 km da Argentina (Porto Lucena - município vizinho faz divisa com a Argentina). 

A temperatura média anual do município gira entre 19 °C e 21 °C, com temperaturas entre 27°C e 37°C no verão e, entre 2°C a 18°C no inverno. A precipitação pluviométrica situa-se entre 1700 a 1800 mm.

O comportamento hídrico do solo apresenta um excedente anual entre 500 a 600 mm. A cidade é cortada por dois rios: O Rio Comandaí e o Rio Tumurupará (Em Tupi-guarani "lugar de descanso" - os índios guaranis usaram o território campinense como lugar de passagem para chegar as reduções jesuíticas").

O nome Campina das Missões apresenta a seguinte origem: Campina "pelo fato de no início do século XX ser uma verdadeira campina em meio a mata virgem" e, Missões "traz um sentido mais religioso do que político, o acréscimo da expressão "das Missões" ao nome da vila Campina, deveu-se ao fato de a área pertencer originariamente à Colônia Guarany, e ter constado como 9º Distrito de Santo Ângelo, município pertencente a região Missioneira. O primeiro Governo Municipal teve seu início em 1964. 

Cabe ressaltar que o seu relevo, apesar de suavemente ondulado apresenta paisagens deslumbrantes.

A economia é baseada na agricultura, pecuária de leite - é a 3ª maior bacia produtora de leite da região, pecuária de corte, suinocultura integrada, agroindústrias, cultivo de soja, milho, trigo, hortifrutigranjeiros, produção de moranguinhos e, outros. A monocultura da década de 90 foi substituída pela diversidade da produção trazendo solidez à economia local. A economia urbana é formada pelo setor moveleiro, metalúrgico, têxtil, comércio em geral, prestação de serviços e empreendimentos do turismo - áreas de lazer, hotéis e restaurantes.

A cultura assume evidência através do Projeto A Magia do Natal, Festival do Folclore, Festival dos Campeões (MPB), rodeios gaúchos e outros eventos culturais. Atualmente o Município conta com Coral Municipal e três grupos de danças folclóricas: Grupo de Danças Grünerthal Tanzgruppe (Etnia Alemã), Invernada Artística do CTG Fogo de Chão (Tradição Gaúcha), Grupo Folclórico Troyka (Etnia Russa), Grupo de Ballet Mônica Bauer, Fanfarra - atualmente há aproximadamente 200 crianças e adolescentes nos grupos três grupos de danças folclóricas, graças ao estímulo da administração municipal que aumentou substancialmente os investimentos na cultura.

O esporte é outra paixão dos municípes e, fomentado por escolinhas de futsal e, vôlei. A nível de região o município se destaca com a conquista de vários campeonatos regionais.

A área ambiental tem sido tema constante, sendo que o município conta com empresa privada no segmento de reciclagem que atende 14 municípios da região. A média de reciclagem de Campina das Missões é de 30 a 35% - muito acima da média estadual e nacional e, os serviços ambientais contam ainda com coleta de óleo usado de cozinha, máquina de triturar galhos de poda com utilização integral dos triturados nas áreas do paisagismo, conservação da umidade e recuperação de solo. O município caminha para a implantação de sistema fotovoltaicos - preocupado em gerar a energia que consome e, para outras ações visando uma gestão ambiental adequada.

A união de esforços das administrações municipais com as várias entidades e forças vivas do município tem estimulado o desenvolvimento e o espírito democrático no território.

Conteúdo Rodapé