25/07/2023 Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

25 DE JULHO É O DIA DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

No dia 25 de julho comemora-se o Dia da Imigração Alemã no Brasil. A data homenageia todos os imigrantes e seus descendentes. Há 199 anos, os primeiros alemães chegavam ao Brasil e dava início à uma mistura cultural e repleta de tradição.

Nos séculos XIX e XX, iniciou-se um grande movimento migratório de alemães para diversas regiões do Brasil, por conta dos problemas sociais que aconteciam na Europa e as promessas de fartura de terras em nosso país, fizeram com que os imigrantes optassem por recomeçar suas vidas aqui. Entre os anos de 1824 e 1972, estima-se que cerca de 260 mil alemães entraram no Brasil, sendo considerada a quinta nacionalidade que mais imigrou para cá. Atrás deles estão os portugueses, italianos, espanhóis e japoneses.

A chegada ao Rio Grande do Sul

Os alemães são considerados um dos povos que mais conseguiu preservar e expandir sua cultura em nosso país. Por conta de seu isolamento em regiões de difícil acesso, principalmente no Rio Grande do Sul, eles puderam criar colônias predominantemente germânicas.

O marco inicial da imigração alemã no RS aconteceu na cidade de São Leopoldo, região do Vale dos Sinos. Por lá, em 1824 chegaram os primeiros alemães, sendo assentados às margens do Rio dos Sinos. Depois, as colônias começaram a se espalhar pelas demais regiões do Sul e Santa Catarina.

A imigração alemã começou em Campina das Missões, entre 1910 e 1911. Os novos imigrantes, em sua maioria provinda das “Colônias Velhas” (São Sebastião do Caí, Feliz, São Leopoldo, Montenegro, Estrela, Lajeado e Santa Cruz), tinham experiência com a agricultura e, ao contrário dos russos, já estavam acostumados com o clima tropical e o meio agreste, o que fez com que obtivessem maior êxito nas suas iniciativas.

Uma característica bastante forte da cultura alemã é a arquitetura enxaimel. As cidades que foram povoadas pelos alemães começaram a trazer de volta este modelo arquitetônico, típico do século XVIII e épocas anteriores.

Os sabores da Alemanha são irresistíveis e agradam todos os paladares. Alguns dos pratos mais famosos desta cultura e que são bastante consumidos no Brasil são o joelho de porco, chucrute, batatas, pães, pretzel, bolo Floresta Negra e muito mais.

25 de julho, 199 anos de determinação, coragem e muita fé, dos nossos antepassados alemães ao escolherem Brasil como nova Pátria. A Administração Municipal parabeniza a todos os descendentes de alemães pela passagem desse dia tão importante na história.