07/06/2024 Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

3º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE OUTONO EM DANÇA

O Festival Internacional de Folclore assume um papel importante na projeção cultural de Campina das Missões a nível estadual.

Na última sexta-feira, dia 31 de maio e no sábado dia 1º de junho foi realizado em Campina das Missões o 3º Festival Internacional de Folclore “Outono em Dança” – Unindo Culturas do Município de Campina das Missões.

A exemplo da “Associação Cultural A Magia do Natal” que está entre os melhores Natais do Estado do RS, Campina das Missões através da iniciativa de realizar o Festival Internacional de Folclore, assume um papel importante entre as principais cidades em projeção cultural do Estado.

Nesta 3ª Edição, contamos também com o financiamento da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura e  temos como homenageado pelos seus 30 anos de trajetória, o Grupo Folclórico Grünerthal Tanz Gruppe. Também, em 2024, precisamente em 25 de julho, o Bicentenário da Imigração alemã marca os 200 anos da vinda dos imigrantes alemãs para o Rio Grande do Sul. Para tanto, e em comemoração a esta data marcante para o município, estado e país, homenageamos através da dança e das tradições, este povo valoroso que marcou nosso território com muito trabalho e tradição.

Durante o Festival, podemos verificar a diversidade de ritmos, de danças, de raças e principalmente da cultura de cada etnia. Campina das Missões conta com três grupos folclóricos, representando as três culturas predominantes: o Grupo Folclórico Russo Troyka representando a cultura russa, O Grupo Grünerthal Tanzgruppe representando a etnia alemã e a Invernada Artística do CTG Fogo de Chão representando a tradição gaúcha.

Nesta 3ª Edição do festival, além dos grupos folclóricos de Campina das Missões já citados, tivemos a participação de mais 14 grupos folclóricos vindos do Uruguai, Paraguai, Argentina, Rio Grande do Sul das cidades de  Feliz, Áurea, Cândido Godói, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga,  Ijuí, são eles:

•          Ballet Panambi Rory – Paraguai

•          Grupo Folclórico Polonês Auresovia – Áurea RS

•          Grupo Folclórico Alemão de Feliz/RS

•          Associação Artística Hannover – Cândido Godói/RS

•          Grupo Rincón de Candombe de Carmelo – Uruguai

•          Elenco Folclórico M. Centro de Artes – Paraguai

•          Ballet Ucraniano Kalena – Argentina

•          Solista Mario Carlos Álvarez Moran – México

•          Grupo de Danzas Rusas Meteliza – Argentina

•          Grupo Folclórico Staburags – Ijuí/RS

•          Grupo Immer Lustig – Santa Rosa/RS

•          Fênix – Grupo Folclórico – São Luiz Gonzaga/RS

•          Grupo Endanz – Ijuí/RS

•          Ballet Mônica Bauer – Campina das Missões

Um agradecimento especial a Comissão Organizadora formada por pessoas comprometidas e que não mediram esforços para o êxito dessa promoção, assim como os voluntários envolvidos que ajudaram para o sucesso do evento.

Votos de agradecimento a todos os envolvidos e prometemos para o próximo ano, trazermos um evento cada vez melhor, selando um novo marco na História e na Cultura de Campina das Missões.