10/04/2023 Gabinete do Prefeito

CAMPINA DAS MISSÕES E NOVA PETRÓPOLIS, AGORA SÃO CIDADES IRMÃS! Parte III

Vamos relatar um pouco a linda cidade de Nova Petrópolis, agora nossa irmã!

ECONOMIA

Estabelecidas as grandes metas para o desenvolvimento do Município, as bases agrícolas receberam grandes investimentos de infra-estrutura, destacando-se a implantação de um novo cooperativismo, no exemplo da Cooperativa Agropecuária Piá.

Os minifundiários que se modernizaram deixaram de ser improdutivos, num exemplo raro no Brasil. O desenvolvimento industrial intensificou-se com o deslocamento de indústrias para a zona rural, aproveitando os excedentes na mão-de-obra.

Na década de 70 com o resgate das origens históricas do Município, houve um grande incremento na vida cultural, especialmente no folclore. O movimento turístico intensificou-se gradativamente assumindo o aspecto de turismo cultural. Expandiram-se com isso as malharias, artesanato, hotéis, restaurantes e cafés coloniais. Hoje o Município se encontra em posição invejável, tanto no plano sócio-cultural como econômico.

COOPERATIVISMO

Nova Petrópolis, a CAPITAL NACIONAL DO COOPERATIVISMO no Brasil;

Nova Petrópolis foi coroada com o título de "Capital Nacional do Cooperativismo", a partir da lei federal 12.205/2010, em virtude de ser o berço do cooperativismo de crédito da América Latina, por sediar a primeira cooperativa de crédito que funciona desde 28 de dezembro de 1902. Trata-se da Caixa de Economias e Empréstimos Amstad, que teve como líder o Padre Theodor Amstad, precursor do cooperativismo no Brasil. Esta cooperativa é a atual Sicredi Pioneira RS.

Nova Petrópolis possui nove cooperativas, sendo cinco delas fundadas na cidade, reafirmando assim o título recebido.

No campo do cooperativismo, Nova Petrópolis oferece um vasto roteiro de visitação: Sede da Sicredi Pioneira RS, Sede da Cooperativa Piá, Museu Sicredi, Museu Padre Amstad, Pedra Simbólica do Cooperativismo, Monumento ao Padre Amstad em Linha Imperial e, Monumento "Força Cooperativa". Este último, inaugurado em 2002, é o primeiro e o mais representativo monumento ao cooperativismo do mundo, conforme afirmação feita pelo ex-presidente da ACI (Aliança Cooperativa Internacional) Ivano Barberini, in memorian. O monumento foi inaugurado por ocasião do centenário da Sicredi Pioneira RS, e constitui-se de 7 pessoas representando as diversas profissões da época, que carregam uma pedra que "estava no caminho" - citada pelo Padre Amstad em 1900, fazendo referência à união de pessoas com objetivos comuns para contornar dificuldades. A grande representatividade também é traduzida pelas 7 pessoas que simbolizam os 7 princípios do cooperativismo e as 7 cores da bandeira.

Diante do exposto salientamos a linda missão que cabe aos senhores de aprovar o irmanamento com o Município de Nova Petrópolis – centro turístico, histórico e cultural do Rio Grande do Sul.