27/11/2023 Gabinete do Prefeito

CAMPINA DAS MISSÕES RECEBE SELO OURO DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA 2023

É com grande satisfação que compartilhamos a excelente notícia de que o Município de Campina das Missões alcançou o 2º lugar no Estado ao conquistar o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública 2023, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

Pesquisa aplicada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em conjunto com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) demonstra que o índice de transparência dos portais públicos no Rio Grande do Sul é de 56,47%. Foram analisados os portais, do Governo do Estado, Municípios, Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Tribunal de Justiça, Ministério Público e Câmaras Municipais.

A conquista do segundo lugar do Estado ressalta o comprometimento excepcional da Administração Municipal em adotar as melhores práticas de governança, promovendo a transparência e garantindo amplo acesso à informação para a comunidade.

Na avaliação conduzida pela ATRICON, Campina das Missões se destacou ao atingir um impressionante percentual de 93,51% em uma escala que varia de 0 a 100%. Essa posição de destaque demonstra a eficácia das iniciativas locais em fortalecer a transparência e a participação cidadã.

Em destaque estão a Câmara Municipal de Campina das Missões, Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, Tribunal de Contas do Estado de Rio Grande do Sul (TCE-RS), Câmara Municipal de Júlio de Castilhos e Câmara Municipal de Serafina Corrêa, que receberam o Selo Diamante, a mais alta premiação.

Os selos são concedidos às instituições que alcançam 100% dos critérios essenciais, sendo necessário manter um nível de transparência entre 95% e 100% para ganhar o Selo Diamante, 85% e 94% para receber o Selo Ouro e 75% e 84% para ganhar o Selo Prata.

Ao receber o Selo Ouro e se posicionar em segundo lugar no Estado, Campina das Missões reforça seu compromisso não apenas com as diretrizes estabelecidas pela ATRICON, mas também com a promoção ativa da cidadania e do fortalecimento democrático. A transparência é uma ferramenta fundamental para o envolvimento da comunidade nas decisões públicas.
Este é um motivo de orgulho para todos nós, e reforça nosso compromisso com a gestão pública de qualidade.

Para mais detalhes sobre os critérios e resultados da pesquisa, acesse o link: