Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
26/11/2025
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Comitiva de autoridades russas visita o Rio Grande do Sul para conhecer Campina das Missões, conhecida como o ‘Berço Estadual da Cultura Russa’.

A missão tem como finalidade fortalecer os laços com o Rio Grande do Sul, buscando oportunidades de colaboração em desenvolvimento econômico, intercâmbio cultural e iniciativas voltadas ao ensino e à promoção do idioma

O prefeito de Campina das Missões, Carlos Justen, liderou as atividades relacionadas à recepção de uma comitiva russa que chegou ao Rio Grande do Sul na segunda-feira, 24 de novembro. Vindos da cidade de Voskresensky, o prefeito Alexander Zapevalov, presidente do Conselho de Deputados do Distrito Municipal de Voskresensky, Região de Nizhny Novgorod, Ilya Dmitrievich Orzhantsev e o vice-presidente, Vage Serezhaevich Airapetyan.

Ao lado do Cônsul Honorário da Rússia no RS, Jacinto Zabolotsky, da diretora do Instituto Cultural Russo, Elena Robertovna Jaeger, e do deputado estadual Aloísio Classmann, Carlos Justen esteve em audiência com o vice-governador Gabriel Souza. Durante o encontro, foi demonstrado interesse em fortalecer os laços com o Rio Grande do Sul e buscar oportunidades de cooperação nas áreas de desenvolvimento econômico, intercâmbio cultural e programas voltados ao ensino e à promoção do idioma.

De Porto Alegre, a comitiva seguiu para Gramado, na Serra Gaúcha, onde foram recebidos pelo vice-prefeito em exercício, Luia Barbacovi. Durante a visita, conheceram as principais atrações do município, reconhecido como um dos destinos turísticos mais importantes da América do Sul, segundo premiações como o Travellers’ Choice 2025 do TripAdvisor.

Ainda na segunda-feira seguiram para Campina das Missões a cidade “Berço Estadual da Cultura Russa”, localizada na Região Noroeste RS. No dia 26 participaram do Seminário dos “400 anos das Missões Jesuíticas”, que refere-se às celebrações que marcam o aniversário das Missões Jesuíticas Guaranis no Rio Grande do Sul, a serem comemoradas em 2026, porém, iniciadas oficialmente em 2025.

Ainda na data visitaram o Parque das Ruínas de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões (RS), é um sítio arqueológico jesuítico-guarani, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Conheceram a Praça São Vladimir, onde está localizada a primeira Capela Russa nesse estilo, e Igreja Ortodoxa São João Evangelista, na Linha Paca Sul, sendo recepcionados com Pão e Sal e com apresentação do Grupo Folclórico Russo Troyka;

E na mesma noite tiveram um jantar de boas vindas na Chácara Ludwig unindo o executivo, legislativo, ACI e lideranças, buscando receber as primeiras impressões da comitiva sobre o estado e principalmente Campina das Missões.

Hoje, dia 26, a comitiva estará indo conhecer Ametista do Sul e  noite participarão de um jantar tradicional gaúcho no Piquete Chama do Rio Grande - com música ao vivo e apresentação da Invernada Artística do CTG Fogo de Chão. E para finalizar sua passagem no município, farão um passeio para contemplar as luzes natalinas da cidade.

Na manhã do dia 27 de novembro a comitiva se despede de Campina das Missões, fazendo seu retorno para a Rússia.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé