31/08/2023 Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

COOFICIALIZAÇÃO DAS LÍNGUAS ALEMÃ, RUSSA E POLONESA

A Administração Municipal cooficializou as línguas alemã, russa e polonesa, reconhecendo-as como Patrimônio Histórico e Cultural

A cultura de um povo, antes de mais nada, são raízes profundas que poderão determinar sua sobrevivência, assim como a superação das mais diferentes dificuldades.

“Um povo sem cultura não se levanta, se ajoelha” (Willian Johnes).

“A cultura de um povo é seu maior patrimônio, preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato” (Nildo Lage).

“Um povo que não se preocupa em preservar sua memória perde-se na história e se aniquila a curto prazo, na sua cultura” (Paulo José de Oliveira – Pajo)..

A Administração Municipal, ciente da importância do resgate histórico cultural do povo de Campina das Missões e, ciente da importância do resgate da língua como um dos pilares da preservação cultural cooficializou as línguas alemã, russa e polonesa, reconhecendo-as como patrimônio histórico e cultural relacionado com a imigração européia no município.

A origem desta construção contou com a importantíssima contribuição de Sra. Julce Teresinha Grzeinski Kaczerski Vice-coordenadora do Colegiado Setorial da Diversidade Linguística do Rio Grande do Sul.

O Prefeito Carlos Justen juntamente com a Secretária de Educação Solange Reichert Knebel, estiveram pessoalmente envolvidos neste trabalho, onde ambos ressaltam que é o início da reconstrução da cultura local, manifestando ainda gratidão aos vereadores pela aprovação.