26/07/2023 Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente

DIA DO AGRICULTOR É COMEMORADO EM CAMPINA DAS MISSÕES

Foi celebrado no último dia 25 de Julho na Comunidade Metodista da Lª Canal Torto, a programação do Dia do Agricultor.

A comunidade de Campina das Missões celebrou o Dia do Agricultor e da Agricultora, com evento realizado junto à Comunidade Metodista de Linha Canal Torto, nesta terça-feira (25/07). O Encontro do Agricultor e da Agricultora chegou à 10ª edição. Esta é a terceira vez que a comunidade sedia o evento, que tem, como intuito, homenagear aqueles que vivem no meio rural e resgatar a importância da organização social e comunitária.

A programação, organizada pela Emater/RS-Ascar, Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Igreja Metodista e Igreja Ortodoxa, contemplou momentos de reflexão, formação e integração.

As atividades começaram com celebração ecumênica de acolhida dos participantes pelo Pastor Zilnei Silveira, da Igreja Metodista, pelo Padre Inácio Fengler, da Igreja Católica, e por representante da Igreja Ortodoxa. Na sequência foram abordados assuntos relacionados à produção de alimentos saudáveis, pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Antônio Jung, que falou sobre a produção de hortaliças, e Valmir Thume, que orientou sobre a produção de frutas.

O evento contou com a presença do prefeito Carlos Justen, do secretário da Agricultura, Gilmar Rohden, e de representantes de unidades bancárias locais e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Na programação da tarde, oficinas sobre pequenas irrigações, conduzida por Thume, produção de alimentos em pequenos espaços, coordenada por Jung, e a abordagem da propriedade como um bom lugar de se viver, ministrada pela assistente regional da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz.

Com o intuito de reforçar os vínculos comunitários e resgatar a agrobiodiversidade local, foi realizada troca de sementes e mudas e lanche comunitário. Nesse contexto, foram distribuídas sementes crioulas e orgânicas da Bionatur, do programa de Sementes para a Vida do Banrisul.

A programação do evento prevê alguma forma de marcar a presença do encontro na comunidade. No primeiro encontro foram implantadas orquídeas no bosque existente no local, que estão bem desenvolvidas. No segundo encontro, plantou-se um coqueiro, que também está exuberante. Na edição deste ano, foram plantadas duas árvores frutíferas, que refletem a discussão abordada no encontro em relação à alimentação saudável.