30/10/2023 Secretaria Municipal de Saúde

FORMATURA DAS AGENTES DE SAÚDE

O evento aconteceu na última sexta-feira, junto ao Salão de Festas Noe Fest

Na última sexta-feira, dia 27 de outubro, aconteceu junto ao Salão de Eventos Noe Fest em Campina das Missões, a Cerimônia de Formatura de conclusão do Curso Técnico em Agente de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, objetivando o compromisso em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como na formação de Recursos Humanos na área da saúde.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade aconteceu a formatura de 08 Agentes Comunitários de Saúde e 01 Agente de Combate às Endemias que atenderam aos critérios estabelecidos no edital do Curso. As Atividades Presenciais e Práticas iniciaram em Dezembro de 2022 e foram realizadas no espaço da Unidade Básica de Saúde sob a orientação e avaliação da Preceptora, que foi a Enfermeira Janice Webler da Secretaria Municipal de Saúde. Este curso foi realizado no horário de trabalho dos profissionais e concluído no dia 17 de Junho de 2023.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Campina das Missões aderiu ao Programa Saúde com Agente, destinado à formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. Sendo assim foram ofertados os 02 cursos:

• Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, com carga horária mínima de 1.200 horas para os ACS;

•  Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate à Endemias, com carga horária mínima de 1.200 horas para os ACE.  Este curso apresentou 26 disciplinas.

Após conclusão do curso, as ACS estão aptas a realizar verificação de Pressão Arterial com medidor automático de braço, realizar o teste de diabetes e verificar a pressão, através de oxímetro de pulso e a temperatura axilar, durante as visitas domiciliares ou Atividades de Grupo na Comunidade.

A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades municipais a exemplo do Prefeito Municipal Carlos Juste, também da Vice-prefeita e Secretária da Saúde Janine Martini, além das formandas e seus familiares e convidados.

A Administração Municipal parabeniza a todas as formandas, tanto no curso técnico de agente comunitário de saúde bem como a do Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate à Endemias e deseja-lhes êxito e sucesso em mais essa conquista, assim como agradecer a todos que contribuíram para a realização da formatura, aos servidores, Patrícia Acker que conduziu o protocolo e ao Jacson Braun que esteve nos trabalhos de som e vídeo na noite.