20/07/2023 Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

FORMATURA PROERD - 2023

A cerimônia de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD ocorreu na última terça-feira.

Na última terça-feira, 18 de julho, no Salão Paroquial de Campina das Missões, foi realizada a cerimônia de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD.

O curso é ministrado por policiais militares capacitados, em parceria com secretarias municipais (Educação e Saúde), pais, professores, estudantes e comunidade. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Nesta edição o PROERD foi desenvolvido nas escolas municipais: EMEF Santa Isabel, EMEF Santa Teresa, EMEF Imigrantes e EMEF São Luiz, totalizando 69 alunos formados. A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades: Major Vanessa Peripoli – Sub Comandante do 4º BPAF e Proerdiana, Tenente Edson Andre Schneider Glassmann - Comandante da Brigada Militar de Porto Lucena. Facilitador e mentor do PROERD no Estado do Rio Grande do Sul; Sargento Renê Knapp - Comando do Pelotão de Campina das Missões e Cândido Godói, Juíza de Direito da Comarca de Campina das Missões, Ana Lúcia Todeschini Martinez; Promotor de Justiça de Campina das Missões, Paulo Vitor Bergamo Braga; Prefeito Carlos Justen, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Solange Maria Reichert Knebel e o Presidente da Câmara de Vereadores Marcelo Henz além do Presidente do CONSEPRO, Erci Sauer. Participaram também, gestores das escolas, professores, pais, familiares, alunos e demais convidados.

Na oportunidade também foi prestada justa homenagem aos Tenentes da Reserva Remunerada, Luís Neis e Elton Perius. Tenente Luis Neis, que nesses 25 anos de PROERD, foi o proerdiano pioneiro em nosso município e no município de Candido Godói, formando 620 alunos. No ano de 2006 foi coordenador do PROERD na área do 4º BATALHAO DE POLICIA DE FRONTEIRA. Assim como o Tenente da Reserva Elton Perius, que atou frente ao PROERD por vários anos em ambos os municípios, dando seqüência a esse grande trabalho.

Assim como o registro da homenagem prestada pelos alunos, a Instrutora Soldada Marli Teresinha Schmidt Hoffmann, que desenvolveu o projeto do PROERD neste semestre, em quatro (04) Escolas, abrangendo 09 turmas do 4º, 5º e 6º Ano do Município, num total de 69 alunos.

A Administração, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto agradecem a todos os presentes no evento, assim como policiais militares da Brigada Militar pelo desenvolvimento do programa, bem como aos alunos, professores e demais envolvidos pela dedicação e empenho.