31/07/2023 Gabinete do Prefeito

NOVA PETRÓPOLIS E CAMPINA DAS MISSÕES TORNAM-SE CIDADES IRMÃS

A assinatura do IRMANAMENTO ocorreu em meio ao Baile alusivo ao 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

O Prefeito Carlos Justen, juntamente com Prefeito de Nova Petropólis, Jorge Darlei Wolf, assinaram no último sábado, dia 29 de julho o TERMO DE IRMANAMENTO entre Campina das Missões e Nova Petrópolis.

A assinatura do IRMANAMENTO ocorreu em meio ao Baile alusivo ao 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, que aconteceu de 12 à 30 de julho no município. Um evento de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. A comitiva campinense foi composta pelo Prefeito Carlos Justen, Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Solange Maria Reichert Knebel e o Assessor Luiz Paulo Madril.

Os municípios de Nova Petrópolis e Campina das Missões atuaram para formalizar o processo de irmandade. O prefeito da cidade do noroeste gaúcho, Carlos Justen, apresentou a proposta de irmanamento no dia 15 de setembro do ano passado em visita ao gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf. Desde então, as duas administrações trataram dos procedimentos para formalizar o processo. Ambos os projetos de leis necessitaram ser enviados para a Câmara de Vereadores, tendo a sua aprovação de forma unânime em ambas as Casas Legislativas, da qual a Administração Municipal faz questão de agradecer aos nossos vereadores pelo empenho e aprovação da lei, que vem ao encontro do anseio dos benefícios que irá proporcionar ao município.

O prefeito Jorge Darlei Wolf destaca que Campina das Missões já possui uma ligação com Nova Petrópolis, uma vez que o Grupo Troyka, de folclore russo, soma diversas participações no Festival Internacional de Folclore. “Campina das Missões é uma cidade que se diferencia por ter recebido imigrantes russos. Mas também foi colonizada por alemães, sendo que 75% da sua população é formada por descendentes germânicos, característica que também é verificada aqui em Nova Petrópolis”, comenta o prefeito Jorge Darlei Wolf.

As áreas de cooperação da irmandade entre Nova Petrópolis e Campina das Missões envolvem a Cultura, Turismo, Saúde e Meio Ambiente. “As várias semelhanças quanto a formação étnica, os traços do trabalho e do cooperativismo também alicerçados em nosso território, lembrando ainda o amor e respeito a cultura presentes em ambos os municípios, respaldam e justificam a proposta de irmanamento, cientes de que caminhando juntos poderemos contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural de ambas as comunidades”, afirma o prefeito Carlos Justen.

Campina das Missões tem população estimada de 5.882 habitantes. Nossa economia é baseada na agricultura e pecuária, compreendendo a produção de soja, trigo, milho, feno, leite e gado de corte, além de móveis, metalurgia, equipamentos de energia solar e comércio. Somos a 9ª bacia leiteira em produção no Estado e com uma suinocultura em crescente ascensão. Somos a cidade do Maior Festival de MPB do Rio Grande do Sul, do Festival Internacional do Folclore. Temos um dos principais natais do Rio Grande do Sul, o A Magia do Natal, mesmo nome da programação natalina de Nova Petrópolis.

Nova Petrópolis é uma potência econômica, Jardim da Serra Gaúcha, Capital Germânica do Rio Grande do Sul, Capital Nacional do Cooperativismo, um centro turístico da serra gaúcha, cidade linda, culta e bem cuidada.

Agora Campina das Missões e Nova Petrópolis são Cidades Irmãs.