O alistamento é uma obrigação prevista em lei e representa um importante dever cívico, permitindo que os jovens participem do processo de seleção para o Serviço Militar.
Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 devem ficar atentos: o prazo para realizar o alistamento militar obrigatório encerra no dia 30 de junho.
O procedimento pode ser realizado de forma rápida e prática pela internet, por meio do portal oficial do Exército Brasileiro, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar do município.
Após o alistamento, os jovens deverão acompanhar as orientações e convocações divulgadas pelos órgãos responsáveis, observando as datas e etapas do processo seletivo.
A regularização da situação militar é fundamental, pois a ausência do alistamento pode gerar impedimentos para emissão de passaporte, matrícula em instituições públicas de ensino, participação em concursos públicos e obtenção de alguns documentos oficiais.
A orientação é para que os jovens não deixem para a última hora e realizem o procedimento dentro do prazo estabelecido!