12/04/2023 Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente

PROGRAMA AVANÇAR NA AGROPECUÁRIA E NO DESENVOLVIMENTO RURAL - IRRIGA + RS – AÇUDES

Estão sendo executadas as obras de construção dos micro açudes através do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - Eixo Estratégico Irriga+RS.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campina das Missões juntamente com a EMATER, selecionaram 12 propriedades, que estão aptos a receber recursos para a construção de açudes, pelo Programa Irriga + RS. O município foi habilitado junto à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), depois da decretação de Situação de Emergência, em janeiro deste ano. Os projetos foram desenvolvidos pela equipe da EMATER juntamente com a área técnica da Administração Pública Municipal do município.

Estão sendo executadas as obras de construção dos micro-açudes através do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - Eixo Estratégico Irriga+RS.  Campina das Missões foi contemplado com a construção de 12 micro açudes, sendo o público alvo agricultores familiares. A finalidade do programa é  irrigação e a dessedentação animal, a fim de reduzir os efeitos da estiagem gerando a reserva de água de forma adequada sob o ponto de vista técnico e ambiental.

Segundo o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gilmar Rhoden, habilitar os agricultores ao recebimento dos açudes só foi possível, pois o município homologou o decreto de emergência homologado, em função da seca, que atingiu o Estado no início do ano e através da atuação efetiva do Conselho Municipal de Política Agrícola. Na seleção foram usados como critérios a escassez hídrica abastecimento de água para o consumo humano e animal. Para a fase inicial, a Secretaria da Agricultura e a Emater visitaram as propriedades indicadas para conferir o enquadramento e o atendimento dos critérios ambientais.