04/08/2023 Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

PROJETO “CULTUANDO E APRENDENDO”

O projeto é realizado pelo tradicionalista Daniel Müller Forrati, que participa do CTG Tio Bilia, de Santo Ângelo/RS, há mais de 10 anos. O ministrante do projeto foi o 1º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul gestão 2021/2022.

A Prefeitura Municipal de Campina das Missões, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, está promovendo o projeto “Cultuando e Aprendendo”,  que está sendo realizado desde abril deste ano e continuará até dezembro, tendo como objetivo valorizar e preservar a cultura gaúcha através do ensinamento dos usos e costumes do povo gaúcho nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Campina das Missões/RS.

O projeto é realizado pelo tradicionalista Daniel Müller Forrati, que participa do CTG Tio Bilia, de Santo Ângelo/RS, há mais de 10 anos. O ministrante do projeto foi o 1º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul gestão 2021/2022, possui experiência na música gaúcha com o instrumento gaita de botão e atualmente é estudante do Curso de Agronomia da UFFS – Campus Cerro Largo/RS.

As escolas abrangidas pelo projeto são: EMEF Santa Teresa, EMEF Imigrantes, EMEF Santa Isabel e EMEF São Luiz. O ensino da cultura gaúcha é realizado através de oficinas com temáticas previamente escolhidas, tais como: história da erva-mate e chimarrão, símbolos cívicos e sociais do Rio Grande do Sul, lendas do folclore gaúcho, culinária gaúcha, danças tradicionais gaúchas, entre outros temas.

Ao final do projeto, espera-se que os alunos entendam o significado de algumas ações costumeiras presentes no cotidiano de quem vive no Rio Grande do Sul e que fazem parte da cultura do Estado, favorecendo o processo de identificação dos alunos com a cultura gaúcha.