03/11/2022

Resgate Histórico Cultural

Acompanhe mais uma matéria incrível do nosso resgate histórico e cultural do nosso município.

Dando continuidade ao nosso Projeto de Resgate Histórico Cultural, de Campina Das Missões - RS, no dia 02 de agosto de 2022, visitamos a casa da família de Elisete e Camilo Michalski, esta casa está localizada na Linha Amadeu Centro perto do Rio Pessegueiro (Tumurumpará).

Mathias Fridolino Reichert construiu esta casa, que bem antes ela não estava localizada aí e era toda de madeira.
Ele tinha um moinho o mudou o moinho e a casa onde está agora, porém o moinho não existe mais.

Mathias Fridolino juntamente com seus dois filhos mais velhos talharam todas as pedras, retiradas duma pedreira as quais usou no alicerce da casa e ergueram com tijolos e barro em forma de enxaimel no ano de 1950, o que podemos ver na pedra angular de areia na qual esculpiu suas iniciais.
Nesta casa Mathias Fridolino e sua esposa Cecilia criaram seus 13 filhos, Eugenio, Ermindo, Arno, Asela, Hermeto, Rosa, Aloísio Medard, Hedviges,  Norma, Prisca, Roque, Palmira e Jacinta.

Após os filhos terem suas próprias famílias, a filha Palmira com seu esposo Aloísio Ivo Hahn, vieram morar com seus pais e quando estes estavam já sozinhos e não puderam mais trabalhar na lavoura, venderam a propriedade para a neta de Mathias Fridolino, Elisete Mallmann casada com Camilo Michalski.

Estes mantiveram a casa em seu estilo original com algumas melhorias e são os donos atuas.
História contada e escrita pela filha Hedwiges.
Agradecemos a recepção e a disponibilidade para nos contar sua história. Saúde e felicidades são os votos da Administração Municipal a toda família.