19/01/2024

RESGATE HISTÓRICO CULTURAL DE CAMPINA DAS MISSÕES.

Visitamos a casa da Sra. Lúcia Fritzen Selch, na Linha Buriti Norte, e contamos mais essa linda história do nosso Resgate Cultural.

Dando continuidade ao nosso Projeto de Resgate Histórico Cultural, de Campina Das Missões, visitamos a casa da Sra. Lúcia Fritzen Selch (83 anos), na Linha Buriti Norte.

A casa foi construída por volta de 1940 por João Zwwi e esposa, em estilo enxaimel, toda de madeira, essa que mantêm os traços originais da época. Depois no ano de 1959, Dona Lúcia e seu marido, Ignácio Andreas Selch (in memoriam) foram morar na propriedade, que na época estava desorganizado e necessitava de limpeza e cuidados.

Na época possuía somente um balde para buscar água no poço, e essa água que servia para as plantas, animais e consumo humano. Dona Lúcia era responsável por costurar as roupas da família, e ela ainda tem a máquina que na época foram a Santa Rosa para comprar.

Lúcia e Ignácio casaram-se em 1959 e dessa união nasceram 8 filhos sendo eles: Lauro, Antônio, Inês,Lori, Lurdes, Ilse, Irineo e Mário.

O Sr. Ignácio era um dos poucos que tinha carro, uma Rural, que além de uso pessoal também fazia serviços de táxi. Dona Lúcia contou que em maio e junho ocorria enchente, nesse tempo davam atenção para o veículo, pois se precisavam usar para levar instantaneamente as mulheres grávidas para a cidade para ter acesso ao hospital.

Para ter uma renda extra, além de levar as pessoas para a cidade, transportavam-se também grupos musicais para outras localidades para se apresentarem. Plantava feijão, arroz, milho e tinha uma criação de porcos. Dona Lúcia contou também que de presente de casamento da sua vizinha, ganhou uma galinha choca e alguns pintos para criação.

Dona Lúcia tem muitas lembranças e muita história bem vivas para contar. Agradecemos a recepção e a disponibilidade para nos contar sua história. Saúde e felicidades são os votos da Administração Municipal a toda família.