27/07/2023 Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

RESGATE HISTÓRICO CULTURAL EM CAMPINA DAS MISSÕES

Acompanhe mais uma incrível reportagem sobre o Resgate Histórico Cultural do nosso município.

Em continuidade ao Resgate Histórico Cultural de Campina das Missões, visitamos na Linha Godói Centro – Campina das Missões, uma casa centenária em estilo enxaimel construída com alicerce e escadas de pedras rudimentares, telhado coberto com telhas de barro francesas, portas, janelas e assoalho de madeira, que até o presente momento preserva todas as suas características originais. Na casa, tudo tem história, lá encontramos retratos de familiares expostos em ripas de madeira, móveis antigos como armários, baú, estante com cabideiro,  máquina de costura que hoje ainda é utilizada para as trabalhos necessários, entre outros objetos que nos fazem voltar no tempo.

Conhecer esta propriedade nos levou a uma viagem nostálgica da preservação histórica e da memória daquele lugar. Segundo relatos da proprietária, a casa foi construída pelo casal Reinoldo e Filomena Schein no ano de 1921, após  a saída dos avós, que mudaram  para Santa Catarina, a casa ficou com o casal Beno e Isabela Hendges (in memoriam), pais de Aloísio Hendges (in memoriam) casado com Neli Maria Hendges  atualmente dona da propriedade.

Aloísio e Neli tiveram 3 filhos: José (in memoriam) Marcelo e Regina. Dona Neli é uma mulher extremamente apaixonada pela vida, um exemplo de pessoa que busca na natureza sua inspiração,  uma de suas paixões é o cuidado com as plantas, muitas delas bem antigas principalmente chás e flores. Nos arredores da casa cultiva hortaliças, legumes, mandioca, sementes, frutas e outros cultivares bem como mantém também em seu quintal animais que garantem sua alimentação saudável. Alem disso,  mantém preservadas  árvores nativas e antigas que fazem parte deste lugar incrível que tivemos a oportunidade de conhecer.

Agradecemos a recepção e a disponibilidade para nos contar as suas histórias. Saúde e felicidade são os votos da Administração Municipal de Campina das Missões para a Família.