25/04/2024 Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

RESGATE HISTÓRICO E CULTURAL DE CAMPINA DAS MISSÕES

Visitamos a residência do Srº. José Francolino e a Srª Amanda Frolich Paulus, localizada na Linha Godói Centro.

Dando continuidade ao PROJETO DE RESGATE HISTÓRICO CULTURAL, no dia 05 de Julho de 2022 visitamos a residência do Srº. José Francolino Paulus e a Srª Amanda Frolich Paulus, localizada na Linha Godói Centro, no município de Campina das Missões.

A primeira casa de madeira em estilo enchaimel, encontra-se bem preservada onde os avós Aloísio Fröhlich e Emília moravam, foi construída em 1924 a construção dessa casa durou dois anos. Depois em 1943 quando começaram a construção da nova casa, a casa antiga se tornou um galpão. A casa construída ainda se encontra no local hoje atual residência da família que reside ali. Primeiramente a casa foi dividida apenas em dois cômodos para ser feita a festa de inauguração, costumes que tinham quando construíam casas novas.

O Casal teve 8 filhos Albano, Maria, Helga, Norberto, Franscisca, Cecilia, Erica, Amanda e Terezinha, desses somente a mais nova (Terezinha) nasceu na atual casa, ali viverá sua infância. Dona Amanda lembra das dificuldades tiveram, trabalhavam com plantação de feijão e criação de porcos para venda de banha, a carne era armazenada em gamelas no porão da casa pois era um local arejado, faziam salame e charque pois conservava durante mais tempo a carne.

No ano de 1971 Amanda casou com o Srº José, José que era natural da Lª São Pedro Cândido Godói, ele veio morar junto na propriedade com Amanda para cuidar dos pais da atual noiva. Dessa união nasceram 6 filhos, René Bartolomeu, Euclides Antônio, Sidinei Augusto, Paulo Neri, Elisete Rogeria, Dario Jacó.

Agradecemos ao Sr. José e a Sra. Amanda que nos receberam e contaram um pouco sobre a história de Campina das Missões vivida pela sua família e agora compartilhada para os demais munícipes. Desejos de saúde, sucesso e felicidade as famílias Frölich e Paulus, da Administração Municipal de Campina das Missões.