17/11/2023 Secretaria Municipal de Obras Públicas

TEMPORAL EM CAMPINA DAS MISSÕES PROVOCA ESTRAGOS

Durante essa sexta-feira, dia 17 de novembro, mais uma vez nosso município foi atingido por um temporal acompanhado de muito vento, raios e de grandes volumes de chuva. Algumas localidades sofreram muitos danos estruturais nas propriedades, alagamentos, além de árvores caídas e obstrução de estradas.

A Defesa Civil do Estado vem emitindo nos últimos dias, alertas para chuvas e ventos intensos, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Há também notificações para alagamentos, cheias de arroios e inundações gradativas de rios, risco de enxurradas e deslizamentos. A soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria cria condições para grandes volumes de chuva no Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, há condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.

Em nosso município as fortes chuvas causaram estragos consideráveis, tanto na área urbana como rural. As chuvas intensas acompanhadas por ventos fortes derrubaram diversas árvores. Equipes da Secretaria de Obras trabalharam intensamente para desobstruir estradas onde, enormes árvores e galhos atravessados bloqueavam a passagem dos veículos. Há também registros de queda de árvores sobre casas e galpões no interior do município. Na cidade o rio Tumurupará, também conhecido com Pessegueiro, tomou conta do Estádio Miguelão e interditou o acesso ao Bairro Floresta. Assim como há registros de interdições de rios e arroios em estradas vicinais no interior do município e conseqüentemente a deterioração das mesmas e registros de atoleiros.

E o estado de alerta deve ser mantido para esse final de semana. A previsão confirma a possibilidade de fortes chuvas nas regiões Noroeste, Campanha e Centro do Estado. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil segue monitorando, emitindo alertas e vistoriando áreas atingidas. A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil solicita a toda população que em caso de algum sinistro climático que provoque danos a residência, favor comunicar através do telefone fixo (55) 3567-1120 ou no Whatsapp (55) 9 9978-9847.