12/04/2023 Secretaria Municipal de Saúde

Teve Início a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza em Campina das Missões.

Iniciou ontem segunda-feira, dia 10 e segue até o dia 31 de maio, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza em Campina das Missões.

O Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde informa que, iniciou nesta segunda-feira (10) a Campanha de Vacinação Contra Gripe Influenza e segue até o dia 31 de maio. A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças com mais de 06 meses e menos de 06 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

A influenza e a vacina

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da COVID-19.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a COVID-19. A vacinação está acontecendo até o dia 31 de maio, junto a Sala de Vacina da Secretaria de Saúde de Campina das Missões. Pedimos para todos trazer cartão SUS e o cartão de vacinas.