24/03/2023 Secretaria Municipal de Saúde

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINA DAS MISSÕES

Foi realizada na tarde dessa quinta-feira, dia 23 de março de 2023, junto ao Clube da 3ª Idade  do município, a VII Conferência Municipal da Saúde do Município de Campina das Missōes. A Conferência Municipal foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Campina das Missões juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, com tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia!”.

A Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais, contou também com a participação do Prefeito Carlos Justen, Vice-Prefeita e Secretária da Saúde, Janine Martini, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Daltro Bastos e também do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Abel Stürmer. A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, parabeniza também a Comissão Organizadora que esteve a frente da organização do evento, Juliana Rhoden, Elisa Graeff e Janine Martini. Assim como o agradecimento, a equipe da UBS pela colaboração na organização do evento.

A Conferência Municipal de Saúde propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular. A etapa municipal visa preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão a nível estadual.

O SUS, apesar da sua curta existência em mais de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros.