04/07/2023 Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente

REALIZADAS AÇÕES E ORIENTAÇÕES DE COMBATE A CLANDESTINIDADE NO MUNICÍPIO.

Iniciaram no último mês, o roteiro de visitas a estabelecimentos comerciais do município com o intuito de esclarecer a necessidade de retirar de circulação os produtos de origem animal sem procedência.

A Vigilância Sanitária de Campina das Missões em parceria com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e o apoio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente iniciaram no último mês, o roteiro de visitas a estabelecimentos comerciais do município com o intuito de, no primeiro momento, esclarecer a necessidade de retirar de circulação os produtos de origem animal sem procedência tais como: carnes, salame, salsichão, morcela, torresmo, banha, queijos, manteiga, nata, iogurtes, peixes, ovos e mel.

Os produtos de origem animal para serem comercializados devem ser apresentados à população com segurança alimentar, ou seja, devem ser rotulados. No rótulo se encontra informações como: forma de conservação do produto, ingredientes, aditivos químicos que fazem parte de sua formulação, quem produziu, como e onde produziu. Deve constar o carimbo do Serviço de Inspeção, seja Municipal (SIM), Estadual (SISBI, SUSAF, CISPOA) ou Federal (SIF). Este carimbo deve dar ao produto a certeza que existe um profissional devidamente capacitado acompanhando toda a sua manipulação até chegar finalmente ao consumidor.

De acordo com a equipe de Inspeção e Vigilância Sanitária, o consumo de carne não inspecionado oferece alto risco de contaminação por cisticercose, uma doença grave que afeta o sistema nervoso podendo causar graves problemas. O consumo de leite e seus derivados que não tenham passado por processo de pasteurização também podem acarretar graves contaminações por brucelose ou tuberculose, doenças graves que podem causar a morte do consumidor. Produtos cárneos como salames, linguiças entre outros também podem transmitir graves intoxicações alimentares, além do risco do desenvolvimento de câncer se fabricados sem o devido cuidado na adição de sal de cura.

A equipe de Inspeção e Vigilância Sanitária reforça que está realizando este alerta para que a população procure consumir alimentos de qualidade e segurança alimentar, produtos que tenham rótulo de registro de inspeção, atentando-se ainda as condições de higiene e conservação dos alimentos e estabelecimentos. Fique atento, compre somente produtos com registro e procedência, para o bem da sua saúde e de sua família.